Qual o significado de Namaste?

A palavra Namaste vem do Sânscrito, uma língua milenar desenvolvidas pelos antigos sábios – Rishis do Oriente, que transcreviam experiências místicas de conexão em palavras que carregavam esta vibração.
Namaste é utilizado na cultura oriental como uma forma de saudação, despedida, para agradecer, pedir e para demonstrar respeito. Sua tradução direta é “eu me curvo a você” ou “eu o reverêncio”.
Pelo aspecto filosófico e espiritual que vem do sânscrito “nama” pode ser interpretado como “nada é meu”, o que significa que meu ego está reduzido a nada, conotando uma atitude de humildade diante do outro. Se essa saudação for de coração, se estabelece uma conexão verdadeira entre as pessoas, acima das expectativas e das máscaras sociais.
Tipicamente a palavra é utilizada junto com o gesto Namaste ou Namaskar Mudra, que é executado pela união das palmas das mão em frente ao peito, em oração e uma inclinação de cabeça. Este gesto incrementa o fluxo de energia no coração (Anahata Chakra) e expande a conexão e o reconhecimento da centelha divina em nós, o que eleva o significado de Namaste para  “o Divino que habita o meu interior reconhece o Divino que habita em você”.
 É uma reverência de abertura e união do Divino que habita em cada um e o Supremo, reconhecendo sermos todos um.
Nas práticas de Yoga o cumprimento é feito no início e/ou final.
Para um instrutor e praticante o gesto Namaste permite a conexão entre os indivíduos em energia atemporal, livre das amarras do ego. Se isso for feito com profundo sentimento de amor no coração e com a mente rendida, uma verdadeira união de almas pode florescer.
Namaste _/\_
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *