Hatha yoga

Yoga e Asanas

Asana significa “posição que é confortável e estável” – Patanjali.

Patanjali define que Asanas são as posturas praticadas para desenvolver a habilidade para sentar confortável em uma posição, de pernas cruzadas para longos períodos em meditação. Este conceito é voltado para Raja Yoga, que é o caminho que trabalha a auto-realização pela meditação.

Entretanto, quando falamos em Asanas em Hatha Yoga, o significado é mais abrangente.

Hatha yoga é o caminho que trabalha a auto-realização através de técnicas corporais, que incluiem os Asanas (posturas), Pranayamas (respiração) e também a meditação.

Neste sentido em Hatha Yoga, os Asanas trabalham não só o corpo físico, mas também o mental e astral.

Através de um ritmo sistemático de manutenção das posturas com respiração e consciência, os Asanas permitem abrir os canais de energia de nosso corpo astral e equilibrar o fluxo de Prana (energia vital), trazendo vitalidade para o corpo, paz para a mente e harmonia entre ambos.

O alinhamento entre corpo e mente remove tensões acumuladas e permite acesso a nossa natureza essencial, nosso espírito, trazendo uma profunda sensação de bem-estar e significado a vida.

Hatha Yoga é a técnica base que compartilho em minhas práticas. Que também incluem alinhamentos do corpo com técnicas de Iyengar Yoga e sequencias de Vinyasa, que significa movimento sincronizado a respiração ou fluxo. Movimentos em Vinyasa vão suavemente fluindo, quase como uma dança, o que explica por que às vezes é referido como Vinyasa Flow ou apenas Flow – fluxo.

Benefícios gerais da prática de Yoga Asanas:

Hatha YogaFisicamente- fortalece, alonga, libera toxinas pelo suor e re-energiza nossos corpos.

Mentalmente- movimentos sincronizados a respiração nasal acalma a vibração da mente e ajuda a desenvolver foco e concentração profundos.

Energeticamente- libera bloqueios de fluxo de energia de todo o corpo, equilibrando a distribuição de Prana (energia vital) no corpo e fortalece a união com a energia mais pura do Universo.

Também compartilho práticas de Ashtanga Vinyasa Yoga que é uma série de poses que mantém um ritmo através do poder de inalar e exalar.